quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Amigos da Terra"

Olá pessoal. Somos alunos do 1ºano e temos este projeto em mente para o segundo e terceiro trimestre do ano letivo de 2012. Ai vai uma cópia do nosso projeto, leiam e comentem!



Amigos da Terra- Horta Ecológica
Projeto Interdisciplinar

TÍTULO DO PROJETO: “Amigos da Terra”
AREAS DE ABRANGÊNCIA: Todas as áreas do conhecimento
PROFESSORES RESPONSAVEIS: Todos os professores
PÉRIODO DE EXECUÇÃO: Segundo semestre de 2012
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain
Avenida dos imigrantes, 1165.
Fone (54)3296-1133
Nova Pádua- RS
CEP: 95275-000

ABRANGÊNCIA E PÚBLICO ALVO: Alunos e Professores do Ensino Fundamental e Médio da escola, com participação da EMATER e pais dos alunos.

DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO: Sustentabilidade da escola.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Métodos Simples de cultivar a Terra que garantem mesa farta e saudável.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver compromissos explícitos com a integridade dos sistemas biológicos, bem como comprometimento a fim de buscar métodos de desenvolvimento sustentáveis viáveis e que permitam uma melhor alimentação e consequentemente uma vida mais saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Identificar impactos ambientais gerados pela agricultura convencional.
*compreender a interdependência dos seres vivos e deles com o meio ambiente, bem como a necessidade de preservação dos recursos naturais.
*estimular padrões de consumo sustentável visando economizar os recursos naturais de modo que assegure a sustentabilidade de gerações presentes e futuras.
*resgatar variedades de sementes e plantas que apresentam valores medicinais e nutricionais para os nossos antepassados.
*cultivar hábitos saudáveis de alimentação, através do cultivo acompanhado da horta.*desenvolver métodos simples de aproveitamento de lixo orgânico, e de compostagem.
*oportunizar o conhecimento de métodos de controle de pragas e doenças a partir de técnicas caseiras, sem o uso de defensivos agrícolas.

JUSTIFICATIVA
 O presente projeto visa através da integração de várias áreas do conhecimento, trabalhar a partir da constatação da atual degradação ambiental e da falta de hábitos alimentares saudáveis, partindo da compreensão dos processos empregados na produção da maioria das hortaliças, bem como, da falta de orientação no manuseio e preparo das mesmas. Percebemos que o descaso com o meio ambiente e a saúde estão gerando transformações ambientais severas, bem como disseminação de doenças atípicas. Somente a partir da compreensão dessa inter-relação visualiza-se uma possibilidade próspera de construir uma atitude crítica e atuante capaz de modificar o meio em que se vive. Sendo assim, a importância desse projeto se consolida a partir do estabelecimento das relações conceituais abordadas por meio da significação entre teoria e prática, através do qual se possa de fato efetivar e desenvolver uma postura ambiental e alimentar correta e um seno crítico sobre a realidade que vive.
CONCEITOS ESTRUTURANTES:

-Produção convencional e seus impactos sobre o meio ambiente.
-Responsabilidade ambiental, legislação e cooperativismo.
-desenvolvimento sustentável
-Planta medicinal erva e chás e seus efeitos benefícios.
-O lixo doméstico como adubo natural.

COMPETÊNCIAS
 Compreender o desenvolvimento da agricultura sustentável como uma alternativa no intuito de economizar os recursos naturais e proporcionar hábitos alimentares mais saudáveis e viáveis para a sociedade.
HABILIDADES:

-Identificar as principais características do cultivo orgânico e avaliar as modificações que se impõe ao ambiente natural e humano.
-Propor formas de atuação para a conservação o meio ambiente e a formação de um desenvolvimento sustentável equitativo.
-Identificar os impactos ambientais e seus aspectos químicos, físicos, biológicos, históricos e sociais causados pelas atividades humanas.

METODOLOGIA
-Formação de equipes para observação do ambiente cotidiano e das refeições diárias, identificando as características do ecossistema em que nos inserimos, bem como, hábitos alimentares diários anotando dados coletados, fotos, etc.
-Visitas semanais á horta com a finalidade de manipular sementes e mudas, bem como aplicar as técnicas de compostagem, plantio e controle de invasores.
-Traçar características, conceitos e exemplos de alimentação saudável e o desenvolvimento sustentável através do preparo de refeições com produtos provenientes da horta.

METODOLOGIA E INTERDISCIPLINARIEDADE:      
História: - desenvolvimento sustentável.
Biologia-cadeia alimentar
Química- Macro e micronutrientes.

AVALIAÇÃO
 Alicerçada nas competências e habilidades abordadas no projeto por meio de registros e observações durante o processo em que se considere a participação, envolvimento, criatividade e a organização.
 A culminância do projeto será o preparo de um lanche coletivo com o intuito de demostrar e conscientizar sobre a importância de adotarmos medidas de sustentabilidade e hábitos saudáveis




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